Izertis

A Izertis participa no lançamento oficial do projeto 4DPrintEN

Izertis junta-se ao projeto 4DPrintEN, uma iniciativa de carácter transnacional que envolve empresas e instituições públicas leaders do setor tecnológico e de I+D, como o Instituto Nacional de Física de Materiais de Bucareste (NIMP), All Green, Intelectro, a Universidade Técnica Gheorghe Asachi de Iași e o centro tecnológico Idonial, que colaboram juntas para fornecer soluções para o problema, cada vez mais preocupante, da escassez de energia a nível global.

Da esquerda para a direita: Joaquín Cabezas e Alberto González da Izertis, Christina Schreiner da Universidade Técnica de Iaşi, Manuel Alejandro Fernández da Idonial, Raquel García da Izertis e Romeo Ciobanu da Universidade Técnica de Iaşi.

As pinceladas incipientes deste projeto multidisciplinar, que deve terminar em março de 2021, foram apresentadas numa primeira reunião conjunta do consórcio em 15 de maio. Entre os principais objetivos levantados destaca-se o desenvolvimento do processo de fabricação através da impressão 3D de dispositivos portáteis e inteligentes de baixo consumo capazes de gerar diferentes voltagens em resposta a estímulos externos, com o intuito de captar e recolher energia elétrica de forma eficiente.

Para obter resultados bem sucedidos neste projeto, estamos a trabalhar num plano de ação baseado em pesquisas sobre elastómeros nanoestruturados inovadores, design de componentes, geometria e características, desenvolvimento de impressoras 3D personalizadas, atividades de validação e uso de materiais piezelétricos.

O 4DPrintEN é um projeto enquadrado no programa MANUNET Transnational Call 2018, que é possível realizar graças ao financiamento obtido da UEFISCDI da Roménia e do IDEPA das Astúrias.