Miguel Ángel Acero Álvarez Head of Digital Transformation & Industry 4.0

Publicidade programática baseada em Inteligência Artificial: o futuro do marketing

São cada vez mais as empresas que aplicam Inteligência Artificial (IA) nos processos core do seu negócio. E este facilitador parece que está a acelerar o seu potencial impacto na atividade excedendo todas as expectativas temporais e as suas aplicações são cada dia mais interessantes. Por isso, a IA deixou de ser tendência para se tornar uma realidade ou, melhor dizendo, uma prioridade para muito setores de negócio. Um dos usos emergentes deste facilitador é o mundo da publicidade, onde os sistemas inteligentes podem libertar-nos de uma carga de trabalho pesada, conseguindo ao mesmo tempo que os nossos esforços de marketing sejam mais eficientes e eficazes.

Graças ao uso de cookies, chatbots e técnicas de deep learning podemos aceder a informação aparentemente oculta e oferecer ao utilizador uma comunicação mais próxima. As plataformas de publicidade programáticas baseiam-se em Inteligência Artificial (IA) para chegar aos utilizadores realmente interessados no que é oferecido, conseguindo assim ações de elevado impacto, visibilidade, conversão, notoriedade e eficiência nas suas campanhas publicitárias. A razão para o grande impacto do deep learning publicitário é que aprende da mesma forma que as pessoas, porém muito mais rapidamente. Analisa as pessoas uma a uma, enquanto também tem em conta dados de milhões de utilizadores e considera os resultados em tempo real.

Deste modo, os anunciantes poderão obter os melhores ratios de eficiência para as suas campanhas publicitárias. Esta aplicação está numa fase importante de crescimento, como indicam as últimas previsões do mercado programático de Zenith em que se admite que este modelo comercial será responsável por 65% de todo o dinheiro investido em media digital em 2019.

Em seguida, analisaremos as principais vantagens da implementação da Inteligência Artificial para melhorar tanto o nosso Outbound como o nosso Inbound Marketing.

  • Conhecer o alvo

    Graças aos cookies, a nossa presença na internet deixa inúmeras pistas e dados que definem os nossos hábitos, gostos e necessidades. Com a IA, podemos capturar, gerir e avaliar esta informação para obter um modelo mais preciso do nosso Buyer Persona. Por outro lado, os chatbots também são uma fonte útil de dados sobre os teus potenciais clientes. Graças a estas tecnologias as marcas podem chegar a cada utilizador individualmente, alinhando-se a elas de acordo com os seus próprios critérios, com uma mensagem personalizada e adaptada a eles.

  • Estar mais perto

    Com todos os dados que esta IA obtém, graças a follow-ups pessoais, pode fornecer experiências personalizadas a cada um dos indivíduos do nosso público que já estão à espera dessa personalização. Isto significa que a mensagem que será mostrada será totalmente segmentada e estará adaptada às suas necessidades ou desejos atuais, mostrando exatamente o que estava à procura, o que não tenha visto e até mesmo produtos em que não estava a pensar, mas que respondem aos seus interesses. Por outro lado, esta ferramenta impede-nos de exibir anúncios inapropriados ou distantes dos interesses do cliente, o que oferece uma nova vantagem.

  • Redução de custos

    Como a nossa publicidade agora é muito mais precisa e eficaz, podemos libertar-nos de campanhas em massa e de publicidade invasiva. Apenas investiremos em publicidade eficaz, que sabemos que alcançará uma meta para a qual ela pode potencialmente atrair. Por outro lado, a automatização destas tarefas liberta a nossa equipa para que possa dedicar-se a processos que tragam mais valor, como a criatividade, economizando tempo em todas as fases do marketing.

  • Segurança

    Por fim, esta tecnologia melhora muito a nossa segurança cibernética. Ao ser gerida de forma totalmente autónoma pela plataforma digital, a nossa informação e a dos clientes está mais protegida do que em outros ambientes tradicionais, podendo evitar possíveis ataques. Este benefício cada dia ganha mais valor, não apenas pelo cenário de hiperconectividade em que as atividades comerciais ocorrem, mas também pela legislação mais cada vez mais intensa nesse sentido. Este habilitador pode, portanto, ajudar-nos a proteger a nossa informação, respeitando as regulamentações atuais.

Conclusão

Desde há alguns anos, o setor da publicidade tem sido fraco, principalmente devido à invasividade e pouca segmentação da media tradicional. A publicidade programática, graças à Inteligência Artificial, pode ser a chave que ajude as empresas a fornecer uma experiência de qualidade e hiperpersonalizada ao utilizador nas suas comunicações e anúncios.

Com a Izertis, podemos ser o teu partner nesta viagem em direção à publicidade de qualidade, ajudando-te a desenhar, desenvolver e implementar uma estratégia IA que aperfeiçoe todos os teus esforços de marketing. Se queres saber mais, podes contatar a nossa equipa de especialistas em Transformação Digital e Inteligência Artificial.